About Me

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Uma alimentação saudável requer variedade e as quantidades indicadas de cada nutriente sem excesso de um nem défice de outro.  Como podemos verificar na imagem abaixo, a pirâmide alimentar, há uma hierarquia, ou seja, há alimentos mais importantes que outros.



Os nutrientes estão divididos em macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e lípidos) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Na tabela seguinte pode consultar a contribuição calórica dos macronutrientes (os micronutrientes não fornecem energia) e as principais fontes dos mesmos:

Nutrientes Principal Função

Kcal por 1g de alimento
Fontes do nutriente

Hidratos de Carbono
(glícidos)
Estrutural, Energética 4 Kcal Pão, açúcar, arroz, massa

Lípidos Reserva Energética 9 Kcal manteiga, margarina, azeite, óleo de girassol
Proteínas Plástica, Enzimática, hormonal 4 Kcal Carne, peixe, lacticínios, feijão, soja,
Vitaminas Reguladora - Frutas e hortícolas
Minerais Reguladora - Água, leite, fruta, leguminosas e hortícolas


Para alcançar uma alimentação saudável há certos requisitos que devem ser cumpridos, um deles é a recomendação diária de cada nutriente. Um adulto saudável (excepto grávidas e lactantes) deve seguir as recomendações diárias apresentadas na tabela abaixo:



Nutriente Recomendação diária
Hidratos de Carbono  
(glícidos)


Hidratos de carbono simples (Açúcar): 10%  


Hidratos de carbono complexos: 45%






Total: 55%
Lípidos

Gorduras saturadas (manteiga): 7 - 8%


Gorduras insaturadas (azeite):22 - 26%


Colesterol: 300mg






Total: 25 - 35%
Proteínas

0,8g por Kg de peso de indivíduo


Vamos passar a um caso prático para sistematizar. O António é um adulto com 65Kg que consome diariamente, aproximadamente, 2500 Kcal.
Vejamos como seria uma alimentação saudável no caso específico do António:



i) Hidratos de carbono


O consumo de hidratos de carbono deve ser 55% do consumo energético total. Ou seja, o António deveria consumir aproximadamente 1375 Kcal o que equivale a 343,8g de hidratos de carbono (atenção que estes 343,8g não equivale ao peso do alimento uma vez que nenhum alimento é constituído exclusivamente por um nutriente). 
O consumo de açúcar (hidratos de carbono simples) permitido é de 10% do consumo energético total. Ou seja, o António deveria consumir aproximadamente 250Kcal o que equivale a 62g de açúcar. 


ii) Lípidos

O consumo de lípidos deve ser 25 - 35% do consumo energético total. Ou seja,  o António deveria consumir aproximadamente 875 Kcal o que equivale a 97,2g de gorduras permitidas na sua alimentação.



iii) Proteínas


O consumo de preteínas deve ser de 0,8g por Kg de peso de indivíduo. Ou seja, o António que pesa 65Kg deveria consumir 52g de proteínas por dia o que equivale a 208 Kcal.




Aqui ficam as guidelines mais importantes para uma dieta de manutenção (ou seja, uma dieta para um adulto saudável que não pretende nem diminuir nem aumentar o seu peso).


Para determinar o seu consumo energético diário ideal de acordo com a sua alimentação, constituição corporal, estilo de vida e objectivos deve consultar um nutricionista.

0 comentários:

Enviar um comentário